Os impactos dos efeitos do brilho participam do nosso cotidiano e não raro não o notamos isoladamente e sim associamos a outras propriedades que são fixadas no nosso subliminar. Além dos aspectos de aparência, associamos a aspectos de higiene e limpeza de utensílios domésticos, de pisos e paredes, de estética dos mobiliários, a valor econômico de joias e bijuterias e a atração do consumo de produtos.
O medidor de brilho, tanto quanto o medidor de cor, são utilizados nos controles de qualidade dos processos de produção, no chão de fábrica, como também nos laboratórios de pesquisas e desenvolvimento de produtos e de controle de qualidade. Brilho é uma propiedade que precisa ser controlada por muitas razões:
Nas indústrias fabricantes de tintas automotivas, mobiliárias e de vernizes, por razões de avaliar a qualidade dos produtos analizando os efeitos dos recobrimentos em diversos tipos de substratos, metálicos, madeira, papel, plástico e vidro.
Nas indústrias de fabricantes de componestes automotivos e de aeronaves, tais como, compósitos, calotas, faróis, painéis e bancos, por razões de manter padrões de acabamentos.
Pelas mesmas razões de manter padrões de qualidade do brilho, nas indústrias fabricantes de mobiliários, embalagens plásticas e de papel e papelão, utensilios e peças metálicas, de revestimentos cerâmicos, azulejos e porcelanatos.
Por razões estéticas, nas indústrias de cosméticos, avalia os efeitos de produtos, condicionadores de cabelos, maquiagens, etc.
Por razões de privacidade, painéis de vidros ou plásticos, com brilho especular, bloqueiam a visão externa a ambientes internos.
Por razões de camufagem dos veículos militares, o brilho indesejável é avaliado pelos medidores de bilho por razões de segurança.
O brilho de superficies de objetos é um atributo que confere aspectos de superfíceis, dependendo dos objetivos, é desejável diferentes níveis de intensidade. O brilho é o efeito resultante da luz refletida por uma superfície. O brilho dos substratos dos materiais é obtido por processos de polimentos com abrasivos ou por recobrimento com ceras de lustro e subsequente polimento; por tratamento de superfície com eletro deposição de metais sobre substratos metálicos e plásticos e por processo de pintura.
O controle das intensidades do brilho através medidor de brilho assegura alcançar o efeito de brilho projetado como objetivo. São três os elementos que interagem na percepção do brilho; os raios de luz, a superfície do objeto que reflete a luz e o observador.
Reflexão é a resultante dos raios de luz que incidem sobre a superfície do objeto e retornam ao observador, estes são os raios refletidos pela superfície do objeto. A reflexão têm três comportamentos; reflexão especular, difusa e retrorreflexão.